5 quotes e o que eles significam pra mim

 

Eu gosto de frases de efeito. Na verdade, acho que todo mundo gosta. É a habilidade de resumir todo um pensamento, uma ideia, as vezes um sentimento, numa única frase. As vezes algumas frases nos fazem refletir sobre nossos atos, ou melhoram nosso humor, nos dão coragem para agir como devemos e de modo geral, nos animam.

Existem várias dessas frases que eu sempre lembro, nos mais variados contextos. Irei falar aqui de algumas que são mais pessoais e sobre como elas me fazem ver a vida de outro jeito. Então vamos lá!

A violência é o último refúgio dos incompetentes

Essa frase eu vi no livro “Fundação” de Isaac Asimov e me marcou profundamente. Na história, ela estava emoldurada na parede do escritório do prefeito Salvor Hardin, que sempre resolveu todo e qualquer conflito através da diplomacia, da inteligência e até certo ponto, da manipulação. Se tornou, para mim uma lição muito importante: Não importa quão complexa esteja a situação, é mais fácil resolvê-la evitando a violência e o confronto direto.

Pare pra pensar, nesse momento, quantas vezes algo deu errado porque você foi impulsivo, se estourou com alguém e avançou para um conflito desnecessário. Brigas com chefes, fim de amizades, discussões sem sentido em namoros, tudo isso porque você é incompetente o suficiente para precisar usar a “força bruta” na solução de qualquer problema. Para evitar isso, lembre-se sempre que pessoas sensatas não partem para agressões sem razão.

Apesar disso, as vezes coisas ruins acontecem e é sobre isso que fala a próxima frase.

C’est la vie

Essa expressão é extremamente famosa, apesar de que eu compreendo o conformismo dela de uma forma diferente da maioria das pessoas. Normalmente penso nela quando algo sai muito errado, de forma incontornável. Algumas coisas não tem jeito, não tem remédio ou solução, as vezes são até mesmo inevitáveis. Então melhor aceitar seu acontecimento como uma aprendizado para o futuro. Simplesmente chega de ficar triste com o que aconteceu, levanta o rosto e segue a vida, sem repetir os mesmos erros. É isso que significa essa frase pra mim: Respira fundo, aproveita o que puder e continua seguindo em frente. Nossos erros são aprendizados, que evitarão o mesmo erro no futuro.

Se tudo dá errado hoje, amanhã talvez dê certo. O que importa, no fim das contas é tentarmos aproveitar a vida o máximo que pudermos, da melhor forma que pudermos, porque só temos uma certeza, no fim das contas:

In long run, we are all dead

Não sou exatamente um fã de Keynes como economista, é verdade, mas essa frase me marcou muito quando ouvi. “No longo prazo, estaremos todos mortos”, então porque não tentar agora aquilo que nós tanto temos vontade de fazer, mas sentimos medo? Lembro que, por duas vezes na minha vida, eu gostei de uma garota e fiquei esperando a oportunidade perfeita, chance essa que nunca existiu. Simplesmente passou o tempo e anos depois, ainda não revi nenhuma das duas. Ora, o que eu tinha a perder se tentasse na época? Falharia, claro, mas pelo menos jogava os dados. Vai que acontecesse o improvável?

Ora, uma aposta difícil de ganhar, mas onde não se tenha nada a perder não é uma aposta válida? Para quê se contentar com a infelicidade cômoda se em algum momento morreremos? Quando esse momento chegar, nada de nós restará, somente ficará o que construímos em vida, as memórias que deixamos aos outros e as criações que imprimimos no mundo. Todos os nossos sentimentos de medo e orgulho desaparecem com a vida.

Como disse o Steve Jobs num discurso, “Se hoje fosse o último dia de minha vida, queria fazer o que vou fazer hoje? E se a resposta fosse não muitos dias seguidos, sabia que precisava mudar algo”. No fim das contas, ele morreu e deixou um legado incrível, tendo a plena consciência de que, em algum momento, morreria. E já que estamos falando desse discurso…

Stay Hungry, Stay Foolish

Esse discurso onde Jobs conta uma parte da história de sua vida, como usou grandes decepções para levar-lhe de volta ao sucesso. E ele termina o seu discurso de forma minimalista, tal qual toda a sua obra: Fique sempre faminto, ou seja, nunca se canse de buscar conhecimento e oportunidades, sempre busque melhorar e continue burro, nunca deixando à arrogância te cegar.

Nesse discurso, que é de longe um dos melhores que já vi, Steve Jobs dá inúmeras lições de como ser bem sucedido. Uma delas é sobre aproveitar oportunidades, que estão sempre abertas no mundo. E isso me lembra uma outra frase boa…

Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade

Muitas pessoas, ao longo da história, reclamam de azar, de serem coitados, oprimidos e se consideram vítimas do universo. Por outro lado, essa frase resume bem o que eu aprendi ao ver o meu pai, hoje um empresário de sucesso, se desenvolvendo: A sorte é só a habilidade de ver oportunidades e ter a coragem de partir para cima delas. Você se prepara para quando surgir uma chance, ao vê-la, respira fundo e, se for aproveitá-la, se joga com afinco. Esse é um ponto chave do que as pessoas chamam de sucesso.

Mas o sucesso não é tão fácil, e se fosse não seria tão valioso, portanto nem sempre vai sair tudo corretamente. O que me lembra uma das minhas frases favoritas…

Sucesso é a arte de ir de fracasso em fracasso, sem perder o entusiasmo

Winston Churchill era uma máquina de citações, isso é fato. Durante certa época da segunda guerra mundial, ele praticamente deixava uma frase histórica por dia. Sua história é repleta de fracassos e várias vezes chegou perto de perder toda a sua influência, o que não o impediu de, após um longo exílio, fazer uma rápida escalada até se tornar o mais famoso 1° ministro do Reino Unido. Essa frase é praticamente autobiográfica dele.

Ela também representa muito pra mim. Algumas vezes alguns já disseram que escrevo bem e já escrevi alguns textos que considero muito legais, só que nem sempre foi assim. 6-7 anos atrás, com 13~14 anos, eu escrevia muito mal, totalmente zoado. Continuei escrevendo mal, sempre recebendo críticas e aos poucos, fui melhorando. Não sou hoje grandes coisas, mas em comparação ao que já fui, percebi que essa frase do Churchill é uma verdade inexorável, o verdadeiro segredo pro sucesso.

E já que falamos do Churchill, deixo aqui uma frase dele, para terminar esse texto:

Não passamos de minhocas. Mas acredito ser uma minhoca que brilha.

Deixe um comentário

