A Incrível(e inútil) habilidade de montar um cubo mágico

Acho que todo mundo passou por duas grandes decepções durante a infância: Perceber que álbuns de figurinhas que dão prêmios como Mega Drive/Nintendo 64 são enganações e se ver incapaz de montar um cubo mágico. Eu sempre gostei do tal rubik’s cube, mas a verdade é que enquanto eu era uma criança gordinha e extremamente irritante, nunca consegui montar aquela porcaria. Quer dizer, até conseguia montar, mas de uma forma que exigia um pouco mais de força física do que intelecto. Em toda minha infância tive variados cubos e todos eles tiveram o mesmo fim: Ficaram destruidos de tanto montar e desmontar as peças.

Dê um salto para 2013: No começo do ano uma das minhas irmãs ganhou um cubo mágico, desses de 4 reais e como qualquer criança, após girar muito e não montar nada, jogou o cubo em qualquer canto. Eu achei esse cubo e fui brincar um pouco com ele. E aquelas lembranças d’eu incapaz de sequer fazer um lado me voltou a mente. Um trauma que voltava a tona.

Uma informação importante sobre mim que vocês não devem conhecer (na verdade, se já viu alguma discussão comigo já conhecem) : Eu sou extremamente teimoso e quando resolvo fazer alguma coisa, não importa o que você fale, farei do mesmo jeito. E nesse momento decidi que eu montaria aquele cubo de alguma forma. Utilizando de toda minha inteligência desenvolvida nos últimos anos, descobri como montar o cubo de uma forma nunca antes vista. Primeiro desmontei ele e analisei-o profundamente, depois movi as peças de maneira aleatória, prestando atenção numa única peça, para ver se conseguiria montar fazendo algumas camadas.

Depois de 5 minutos, obviamente desisti e pesquisei no google “como montar cubo mágico”.

Esse eu termino em menos de 15 segundos...

Esse eu termino em menos de 15 segundos…

Escolhi pra começar o tutorial do Renan Cerpe (que é um pouco mais fácil que o do Alcântara, mas não te ajudará quando mudar para o método CFOP). Treinei muito (sendo que volta e meia eu desmontava e montava o cubo, afinal nos 2 primeiros dias não conseguia montar de forma alguma) e consegui pela primeira vez. Já sentiram uma sensação estranha quando você consegue fazer algo que queria muito tempo? Aquele sentimento de que nada é impossível pra você? Aquela sensação semelhante a quando você diz “meu amor, teus pais sairam de casa, vamos fazer aquilo” e consegue o que quer? Pois bem, foi o que senti naquele momento.

Só que ai percebi que eu só consegui olhando as fórmulas e em 2 dias. E nesse momento fiquei animado. Passei dias treinando, instalei um app no smartphone e no tablet, o que me permitiu treinar em qualquer lugar (já que logo depois perdi o cubo, sabe-se lá onde). E a alguns dias chegou um cubo profissional (um Dayan Zhanchi Mixed). É um cubo tão profissa que é usado nesse video do Feliks, que aliás é bem parecido com o Lucas Rossi.

DEMONIO DE PLÁSTICO

Porque um cubo 3x3x3 não era difícil o suficiente…

Nesse momento estou adaptando os métodos que eu uso pra iniciar o aprendizado do CFOP, também conhecido como Friedrich (A.K.A INFERNO), assim como já comprei um cubo 4x4x4 e um 2x2x2 para ter a certeza absoluta de que jamais conseguirei falar com uma pessoa do sexo oposto novamente. Então, acredito eu que estou evoluindo nesse mundo.

Aliás, um pequeno aviso: Diferente do que os cubistas costumam dizer, montar cubo mágico não é um esporte, é somente uma competição. Então parem de justificar isso como se o fosse, jogue fora essa coca-cola de 2,5l e esse teu saco de Doritos de 400g e vá fazer algo que exercite seu corpo e faça-o perder todo esse peso que você acumulou todos esses anos comendo bigmac no café da manhã. #FIKDIK

Apesar de tudo, acho interessante ter arranjado um “vicio” barato, já que um cubo custa 12 doletas, enquanto um jogo ou um livro sai pelo dobro disso. E sinto que montar o Rubik’s Cube não só ajuda a passar o tempo e fazer com que as pessoas te achem foda, como também melhorou meu raciocínio. É um hobby imbecil, já que depois que se aprende algum método se torna muito fácil montar o cubo, assim como é totalmente inútil (qual a utilidade de saber fazer que M2 U M2 U M´ U2 M2 U2 M´ U2 vai trocar 4 peças centrais?), mas continua sendo um passatempo barato e que te ajuda a pensar. É bem interessante. Completamente inútil(assim como 90% dos hobbys), mas fascinantemente interessante…

5 comentários sobre “A Incrível(e inútil) habilidade de montar um cubo mágico

  1. Gostei do texto Matheus :). Sempre tentei resolver o cubo mágico, mas nunca consegui =/ (apesar de não ter passado muito tempo tentando)

  2. Finalmente alguém disse uma verdade sobre o cubo mágico, não é um esporte e é totalmente inútil saber monta-lo. Vou te contar que a minha curiosidade por querer monta-lo a qualquer custo começou em 2007 ou 2008 se não me engano, não vou me alongar muito porque pretendo fazer um texto sobre cubo magico tbm (copiando tua ideia na cara dura é isso ai) mas eu só fui aprender lá pra 2009, com um amigo na Hiro (escola do pessoal do japão e tal) eu já havia tentado com vídeos no Youtube, mas eu NUNCA conseguia decorar essas formulas “M2 U M2 U M´ U2 M2 U2 M´ U2” << que caralho significa isso? porra. Até hoje eu não sei o significado disso e não sei formulas, se me derem um cubo e eu for FORÇADO a montar usando isso, eu não consigo… eu monto puramente por ter os movimentos de tais formulas na cabeça, eu sei os dedos que tenho que usar em determinada coluna ou linha e faço.

    Você disse que com uma coleção de 3×3, 4×4 e 2×2 você não vai conversar com o sexo oposto nunca mais, se vc soubesse da MINHA coleção, vc me chamaria de brother da internet até o infinito e alem (pense em qualquer "cubo magico" estranho, eu tenho)

    AH, e NADA A VE esse cara do vídeo com o Rossi, ta doidão?! Mas de boa, você só o conhece por fotos e vídeos idiotas do meu canal XD

    PS: foi mal pelo enorme comentário (e por pegar tua ideia p um futuro texto), mas com esse tema, é impossível eu comentar algo com 3 frases ou menos…

    • Nego tem uma mania de querer transformar tudo em esporte. O conceito de esporte é uma atividade física competitiva e regulamentada. Pro pessoal entender melhor:
      Uma atividade física competitiva não regulamentada é uma brincadeira, tipo pega-pega
      Uma atividade não física, competitiva e regulamentada é uma competição, que é o caso de campeonatos de games, speedcubing, xadrez e etc.
      Uma atividade física com regras, mas não competitiva é um desafio, tipo parkour e etc.

      Quanto à decorar as formulas, eu também decoro-as com memória muscular, só que como costumo fazer os scrambles oficiais pra treinar tempo, sei ler bem a notação. E quanto a coleção de cubo, acho jogar dinheiro fora com alguns, que são só estranhos, mas relativamente fáceis (ou então extremamente complexos de usar), como Rubik’s Clock, Magic, Tuttminx, 11×11 e tal.

      Só conheço o Rossi pelas fotos que a Yu posta. Achei parecido por causa do cabelo Justin Bieber Style e pela magreza quase doentia.

      E por fim, pode roubar a idéia a vontade. Meu blog todo foi uma roubada de ideia do Izzy Nobre(inclusive o 1° Layout era uma imitação SAFADA do antigo leiaute do HBDia).

  3. Não me importo com uma pessoa dando sua opinião, de forma que não ridicularize as dos outros. Uma pessoa chegar ao ponto de escrever que saber resolver o Cubo mágico é uma coisa inútil, e é um hobby imbecil, é uma pessoa extremamente ignorante.

    E ainda dizer que, é imbecil pois depois que você aprende uma formula, fica muito fácil de resolver o mesmo. (isso é obvio não?), agora quero ver você aprender as tal formulas que deixam os cubos tão fáceis de se resolver, e resolver o mesmo em 10 segundos?

    acredito que todas as pessoas tenham um hobby, como cubo mágico, natação (que para alguns não deixa de ser um hobby), até ter um blog.

    veja, que em momento algum, ridicularizo seu hobby de ter um blog (se for seu, pois não sigo o mesmo), e mesmo se não gosta-se, não escreveria em algum lugar que ter blog é uma coisa estúpida.

    e você, em um texto, ridicularizou varias vezes o meu hobby, e de muitas pessoas.
    escreva este texto no forum do cubomagico brasil, que varias pessoas, irão lhe explicar, que isto não é estúpido.

    outra coisa, não é estupidez comprar vários cubos diferentes. assim como uma pessoa com muito dinheiro compra vários carros, os cubos também tem várias marcas, modelos, e qualidades.

    mais um detalhe. quando comecei com cubo magico, também fui no renan cerpe, e demorei cerca de 2 horas, e não dois dias para resolver pela primeira vez o cubo. (não sou só eu, todas as pessoas do forum brasil cubomagico que conheço, fizeram em até menos tempo que eu) e não dois dias como você disse. algo está errado.

    e outra, sou noivo, e minha noiva me conheceu depois de eu ter varios cubos (hoje tenho cerca de 300+, entre cubos 1x2x2 até cubos 10×10, e muitos outros de formatos diferentes), casei com ela, tenho vários amigos, e hoje, ela sabe montar o cubo, acredito que mais rápido que você, e provavelmente, ela é muito mais inteligente do que a pessoa que escreveu A Incrível(e inútil) habilidade de montar um cubo mágico.
    não generalize, dizendo que você perderia a vida social porque tem 3 cubos, desculpe mais não aconteceu comigo, e nem com meus amigos. desculpe se aconteceu com você.

    e a ultima coisa, quem é você, para falar de para largarem sua cocacola e doritos e ir fazer exercício? quem é você para falar isso? pelo que vi em sua foto, quem precisa fazer isso é você, não?

    finalizando: sempre que você for falar dos hobbys de outras pessoas, cuidado, porque se o hobby delas, quer dizer que elas gostam disso, então respeite, assim como você quer que eles respeitem os seus!

    A unica coisa que você acertou, seria de que o cubo mágico não é um esporte. concordo com você..

    até mais.

    • O radicalismo impede que você entenda o que eu disse. Leia a conclusão:
      “É bem interessante. Completamente inútil(assim como 90% dos hobbys), mas fascinantemente interessante…”
      Um hobby é, via de regra, algo inútil. Não o cubo mágico em si, qualquer Hobby demanda você gostar de algo que de modo geral te agrada por razões inteiramente pessoais. Assim é com o Cubo, com videogames, com corridas e etc. O próprio ato de ter um blog que quase ninguém acessa não é, por si só, imbecil e perda de tempo? De fato, o é, mas eu me divirto, eu gosto, é o que importa.

      Quando falo das diversas piadinhas que fiz, falei por mim. Quando faço piadas sobre o cubo, sobre videogames, não critico algo que odeio, critico algo que eu gosto, mas sei que não é impassível de críticas. Cubo mágico não é o hobby de outras pessoas, estou falando DO MEU. E se você não entendeu isso, paciência. Leia o título do texto, de novo e perceba como a palavra “incrível” vem antes da “inútil”.

Deixe um comentário

