Não fale isso, porque muita gente queria estar no seu lugar…

Sabe aquele ditado “dois pesos, duas medidas”? Acredito que ele foi criado quando analisaram como o ser humano enxerga sua própria vida e como vê a vida dos outros. Eu sou uma pessoa relativamente abastada, com uma vida que pode ser melhor descrita como “sem grandes dificuldades”. E imagino que muitos de vocês que lerão isso aqui são pessoas ainda sustentadas pelos pais, então acredito que vocês ouvem ou já ouviram muito essa frase aqui: “Não reclame, você não imagina quantas pessoas queriam estar no seu lugar”.

Montagens toscas, você só encontra em blogs como esse...

Montagens toscas, você só encontra em blogs como esse…

Meu caso é um pouco mais curioso, porque meus avôs e avós cresceram todos em sítios, alguns dos meus tios seguiram caminho semelhante e a verdade é que apesar de hoje em dia não ter ninguém pobre na minha família  eu e meu irmão somos de longe os que começaram a vida no modo mais easy. Meu pai é uma pessoa que apesar do estudo quase nulo(Ens. Fundamental incompleto), é extremamente inteligente e sabe analisar o mundo(e principalmente, o mercado) como ninguém. Minha mãe é uma pessoa que apesar do pouco estudo(Ens. Médio incompleto) tem uma forma crítica de ver o mundo e não aceita “verdades” com facilidade. Por ser filho das 2 pessoas mais fora da curva da família e pelo meu pai ser um cara bem sucedido, não posso reclamar de nada “porque minha vida é boa demais”.

Isso me irrita. Por um motivo bem simples, tem muita gente numa situação pior que eu, mas tem muitos numa situação melhor também. Vamos ser sinceros: QUEM ESTÁ TOTAL E COMPLETAMENTE SATISFEITO COM A VIDA? No dia que vocês encontrarem essa pessoa, faça um questionamento a ela que irá estragar completamente essa ilusão: Se você tem tudo que você quer, porque diabos você ainda vive? As pessoas sempre querem mais do que tem, sempre desejam alguma coisa a mais. E como disse uma vez meu pai, quando eu questionei o porque de bilionários como Eike batista, que tem dinheiro suficiente pra sustentar as 3 próximas gerações, continuarem trabalhando 8h por dia e ele me respondeu com uma resposta que apesar de óbvia, nunca tinha passado pela minha mente: Porque o prazer da curtição do dinheiro se acaba em alguns meses, e uma pessoa que não queira mais nada do que já tem, não tem porque viver.

joaquim-barbosa

Fazer concuso pra que cara? Ninguém passa nesses negócios, continue advogando aqui que você ganha mais

E isso significa uma coisa, quando você para de reclamar da vida, não significa que você está feliz, significa que você está acomodado. E se isso não for motivo suficiente para pararem com essa frase de auto-ajuda, tem um motivo interessante de se analisar: Será que as pessoas numa situação pior que a minha, se viessem viver a minha vida, conseguiriam ter toda a “sorte” que eu tenho? Quantas pessoas se viessem ser eu continuaria estudando ao invés de pegar todo o dinheiro e sair gastando tudo em bebida alcoólica e acompanhantes? Quantas pessoas não ficariam acomodadas no “trabalhando com o pai” e nunca tentariam nada diferente, como tentar escrever profissionalmente para um blog(que já me trouxe muita experiência com produção de textos)?

As verdade é que quando o objetivo é te dar uma lição de moral, falam de pessoas lutadoras, que nascendo numa situação hostil, conseguiram estudar muito, se formar e alcançar o tão falado sucesso, enquanto estou acordando 9 da manhã e reclamando da vida, mas esquecem que a cada pessoa nessa situação, tem milhares que “do jeito que tá, tá bom demais”. E acredite, NINGUÉM QUE VOCÊ FALOU PAROU EM MOMENTO ALGUM DE TENTAR MELHORAR! Silvio Santos poderia ter ficado no rádio ganhando seu salariozinho e tava bom demais. Pra que Joaquim Barbosa inventou de fazer doutorado, afinal ele poderia ser só um advogado ganhando 4 mil por mês né? Bill Gates foi imbecil de ter largado o curso, hoje em dia ele poderia ser um programador bonzinho não é?

O que faz o mundo avançar não é a felicidade, é a infelicidade. No mundo existem dos tipos de pessoas: Os pessimistas que assumem isso e os pessimistas que acordam todo dia tentando enganar a si mesmo. E lembrem-se de outra coisa, a vida só tem 3 níveis de dificuldade: Hardcore, Extreme e God Mode, então saibam que em 7 bilhões de pessoas, NINGUÉM tem uma vida fácil. Sim, exatamente essa quantidade:

NINGUÉM!

Deixe um comentário

