Porque eu não curto cinema e discutir filmes

Acho curioso que esse blog tenha sido desvirtuado já desde o primeiro texto, já que o tema principal do blog deveria ser o próprio autor. Pouquíssimos textos falam realmente de mim e os que falam, praticamente o fazem de uma maneira secreta e imperceptível. O texto de hoje é um texto opinativo, mas é diferente. Apesar de quase todos os textos desse blog serem opinativos, normalmente eles são cobertos de argumentos e uma certa imparcialidade(resquício das aulas de redação). Além disso, eu sempre tive o objetivo de tentar provar que eu estava certo e as pessoas que discordavam estavam erradas. Entretanto, o texto de hoje não tem o objetivo de mudar nenhum de vocês, mas sim de explicar o porque de eu ter uma característica que de certa forma, é considerada estranha por muita gente.

Suspeito que todo mundo aqui já deve ter percebido quão desinteressado em cinema eu sou. Nunca assisti o Senhor dos Anéis, Star Wars, Star Trek, Harry Potter e até mesmo Matrix. Pouquíssimos filmes me interessam, normalmente filmes que o  José Wilker e os outros críticos de camisa social branca e tênis verdes viram o rosto quando veem num cinema do Norte Shopping. E ai comeu, TED, Borat, Avengers, Prince Of Persia, Resident Evil, 7 Gatinhos, Velozes e Furiosos entre outros inúmeros filmes de baixa qualidade são o que eu costumo assistir no cinema. Praticamente só filme para o povão né?

Pode começar o mimimi

Não tem praticamente nada a ver com o jogo, tem uma história rasa, mas só por ter uma gostosa em roupa semi-tranparente o tempo todo, já vale a pena

É uma opinião puramente pessoal e assim como a tecnica de masturbação e a senha do seu ~feice~, só importa a própria pessoa. Mas isso de algum modo incomoda as pessoas. Como pode uma pessoa que é praticamente o esteriótipo do gordo granudo não gostar de cinema? TODO MUNDO GOSTA DE CINEMA. TODO MUNDO GOSTA DE SAIR DA SALA DO FILME INCEPTION DISCUTINDO AS SUB-TRAMAS. Acho que pra maioria das pessoas a ideia de eu não ligar muito pra profundidade da história de um filme é o equivalente quando uma pessoa diz para mim que não gosta de carne. O cérebro dá um tilt porque é incapaz de conceber aquela ideia.

O meu principal ponto para me justificar é o seguinte: 2h contínuas não é a melhor forma de apresentar uma história profunda. É raríssimo você não perder nada na primeira vez que assiste um filme. Se for no cinema você provavelmente perderá algum detalhe importante porque precisa ir no banheiro, ou porque vai encher seu refil de pipoca ou ainda porque algum filha da puta resolveu gritar na hora que o Arquiteto resolve explicar o que é a Matrix para o Neo. Se você for assistir num dvd, quando você precisar fazer uma pausa, vai ter uma quebra na ação. Se você assistir no telecine, o primeiro problema continua. Se assistir na globo, o segundo que dará as caras(umas 20 vezes no filme). Minha outra crítica é porque como o tempo máximo de um filme é umas 3h, qualquer filme tem uma história muito corrida, com a velocidade no máximo, assim como deve ficar o Jack Bauer após comer uma pilombeta no boteco da esquina.

Do jeito que tá branca, foi feita à uns 7 dias...

O alface está ali porque o guardanapo não absorve toda a gordura…

“Ah, mas é só dividir em vários filmes”. ERRADO. Considerando que a franquia seja GIGANTE e tenha 7 filmes de 3h, uma história que provavelmente tomaria mais de 50h de leitura no formato de livro, no formato de filme, daria só 21h. Ainda é corrido. Só pra ter uma ideia do que é 21h nesse formato, TODOS os filmes de Harry Potter somados dão 19h e 39 minutos. 12h é o tempo que se demora para ler A Batalha do Apocalipse, se você ler rápido. Nessa compressão se perde muitos detalhes, afinal enquanto o livro descreve tudo que precisa ser descrito, no filme vários detalhes passam batidos. Resumindo: Se eu quisesse uma boa história, eu iria ler um livro. Filme é, para mim, uma forma de diversão passiva, ou seja, você vê, absorve aquilo que lhe é dito e pronto. Discute simplesmente se um filme é bom ou não, assim como pode conversar sobre tal cena ou tal detalhe. Discutir a história de um livro é algo necessário, já que quando você lê, você não vê, mas imagina aquela situação. E quando você discute sobre um livro, começa a enxergar um outro livro que você não foi capaz de ver, porque você pensa diferente dos outros. Isso torna a experiência do livro melhor. Discutir sobre a obra prima de Arthur C. Clarke, 2001: Uma odisséia no espaço é algo interessante. Discutir sobre o porque de Stanley Kubrick ter colocado um feto do tamanho do mundo no final da adaptação, é besteira.

Entretanto, existe uma forma de história que eu discuto, apesar de normalmente ser tão passiva no desenvolvimento da história quanto o cinema, que é em jogos. Apesar de discutir a história de um Megaman X ser tão “ridículo”(NOTEM AS ASPAS) quanto discutir sobre o final da trilogia do Cavaleiro das Trevas onde ele sai de Gotham para ir morar na feira da fruta, existe uma justificativa para isso: No videogame você não vê a história passando. Você PASSA a história, sendo que depende DE VOCÊ para ela continuar. Inclusive em alguns jogos, como Chrono Trigger, Skyrim, Pokemon e outros tantos RPGs, a sensação é de que aquela é a SUA HISTÓRIA. Assim como quando você leu Harry Potter e criou na sua mente um personagem, que provavelmente era totalmente diferente do Radcliffe.

Aliás, aproveitando esse texto, deixe eu deixar uma dica a mais: PAREM DE COMPARAR MÍDIAS DIFERENTES. “O filme ficou diferente do livro”, “o livro ficou diferente do jogo”, “o jogo ficou diferente do filme”, “a piroca do jorge ficou diferente do meu vibrador”… QUER ALGO IGUAL AO LIVRO? LEIA A PORRA DO LIVRO. Se sua crítica é porque na adaptação para mídias diferentes a história foi adaptada, sabe quem é o culpado do filme/livro/jogo ser ruim pra você? Você. Claro que existem adaptações ruins(Super Mario Brothers, The Movie, tou falando de ti), mas existem adaptações que são simplesmente diferentes. Como disse uma vez o Rex num Nerdcast: Não confunda a grande obra do mestre picasso com a grande pica de aço do mestre de obras.

Se criticar a adaptação de Rei Leão, encerro a amizade

Quero que vocês entendam que eu não acho que vocês são retardados por discordarem de mim. Cada pessoa tem as mídias preferidas e as que não curte, é normal. Se algum de vocês por acaso for estudante de psicologia, talvez possa me explicar qual é o problema psicológico que eu tenho para explicar o porque de ser a unica pessoa que conheço à não curtir muito cinema. Ou podem simplesmente parar de me xingar porque eu não faço a menor ideia de quem é esse tal Jar Jar Binks, que se não me engano é o personagem principal de Star Wars…

Anúncios

2 comentários sobre “Porque eu não curto cinema e discutir filmes

  1. Cara, eu sou como você, curto “filmes porcaria”, como filmes de terror e aqueles porradaria e tiroteio do Schwarzenegger, Stallone dos anos 80, manja?! Já cansei de ouvir nego falando que esses filmes são um lixo porque não tem história,e o mesmo bla bla bla de sempre…. antes eu até tentava achar algum argumento mas hoje em dia já desisti, afinal, se é pra ver um filme foda com historia eu vejo, mas eu quero ver é o Jason matando geral com facão e com todos os clichês de filmes de terror ou o Rambo metralhando um monte de cara e usando uma big faca quando o ataque é perto, ISSO que eu quero ver quando assisto um filme assim. (falando assim eu pareço um psicopata sedento por sangue, nem ligo sou mesmo…BRINKZ)

    • Então. Filmes dos anos 80 eu não curto tantos, curto mais dos anos 90~00 mesmo. Mais antigos a maioria que eu curto é comédia, seja pastelão, com o de certa forma cult, Mazaroppi ou então as pornochachada, que são tão toscas que se tornam engraçadas.

      PS: Tá escrevendo bem melhor. tanto aqui quanto no raciocínio diferente. Uma coisa que eu sempre faço é tentar escrever correto em toda e qualquer situação e isso me ajudou muito quando fiz o vestibular e me ajuda até hoje na universidade. #FIKDIK

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s