Pra que ajudar os outros se podemos postar no facebook?

Passei muito tempo sem atualizar isso aqui, mas hoje eu tive que falar de uma coisa que vem me incomodando à algum tempo no facebook, que é as pessoas mostrando revolta, mas não fazendo nada para resolver isso. É comum as pessoas compartilharem coisas horríveis e chocantes que aconteceram e acontecem todos os dias. As vezes é uma boa ideia avisar as pessoas para elas se prevenirem, entretanto normalmente não tem utilidade prática nenhuma o compartilhamento. Inclusive as vezes podem causar problemas.

A moda dos últimos tempos é postar fotos de atitudes anti-cívicas, pra mostrar como as pessoas são mal educadas. Entretanto, além de ser deveras inútil, tem um quê muito grande de hipocrisia na maioria das vezes.

Vejam isso:

Toda semana eu vejo alguma coisa parecida sobre ônibus e metrô no facebook. Acho que todos concordamos que deixar idosos sentarem no chão vai contra  todas noções de civilidade que teoricamente temos, entretanto fiquei com algumas dúvidas: Como diabos o autor sabia que o cara fingia estar dormindo? Porque ninguém acordou ele? Esse metrô do Rio de Janeiro só tem uma cadeira ou todas as outras estão ocupadas por pessoas preferenciais? PORQUE CARALHINHOS VOADORES NINGUÉM FEZ NADA QUE NÃO FOSSE OLHAR POR VÁRIOS MINUTOS A CENA?

É fácil demais julgar as pessoas quando você age como um cinegrafista do animal planet, vendo tudo de longe sem tentar influenciar a situação. Se ao invés de tirar fotos, ele tentasse acordar o rapaz, pedisse gentilmente A QUALQUER OUTRA PESSOA DO METRÔ para ceder o lugar ou se tivesse ao menos se oferecido pra segurar a bolsa da senhora, ele teria feito sua parte para garantir o direito à dignidade humana. Entretanto normalmente o que fazem é simplesmente assistir a situação.

“Mas o cara que tá sentado tá errado, foi muito egoísmo dele.” Será que ele não era uma das pessoas menos erradas do vagão? Afinal, se ficar quieto na sua resolvesse alguma coisa, o Reino Unido não tinha derrubado Chamberlain quando ele deixou  Hitler tomar a polônia. Como disse Martin Luther King, “O que me preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais me preocupa é o silêncio dos bons”.

Outra pergunta que eu faço é a seguinte: A senhora PEDIU o lugar? Eu mesmo NÃO OFEREÇO lugar à ninguém, porque uma vez ofereci para uma senhora de seus 40 anos e ela começou a reclamar porque eu tinha chamado ela de velha. Se QUALQUER pessoa que precise mais do que eu do lugar, tipo alguém cheio de bolsas, uma pessoa mais velha, criança ou simplesmente uma mulher baixinha que não consiga se segurar direito, me pedir, eu levantarei e dependendo das necessidades da pessoa posso até auxiliá-la enquanto isso.

Mas para isso as pessoas precisam deixar de vergonha e aprenderem a falar, afinal se a pessoa que recebe a vantagem não tem vontade de pedir, porque eu vou me oferecer? Além do que uma pessoa que seja orgulhosa o suficiente a ponto de não cobrar um direito pra não “precisar dos outros” tem mais é que se ferrar mesmo.

Não estou querendo ofender o rapaz da postagem de forma alguma, afinal talvez ele realmente tenha ajudado a senhora depois de tirar a foto, entretanto nunca vi nenhuma postagem dessa onde a pessoa tenha dito ter ajudado. Mas acho que mesmo assim é válido falar isso, já que o maior problema desse tipo de coisa é falta de comunicação.  Se o idoso falar com a pessoa, quase sempre a pessoa se prontifica à dar o lugar. Caso ela se negue(coisa que eu nunca ouvi falar de alguém fazer) é só falar que está no estatuto do idoso.

Em casos extremos de todas as pessoas serem egoístas, basta falar com o profisional resposável pelo veiculo, que eu aposto que para evitar perder o emprego ele vai arranjar uma vaga, nem que precise ligar para a polícia e fazer valer a lei. E caso nem assim se resolva, é só contratar um advogado e entrar com um processo, que no pior dos casos você ganhará em 2° instância.

E pensar que o cansaço extremo de uma idosa, alguns kilobytes do facebook e 700 palavras minhas poderiam ser economizadas com um simples “você poderia deixar eu me sentar por favor?”…

2 comentários sobre “Pra que ajudar os outros se podemos postar no facebook?

  1. Eu me incomodo quando me oferecem lugar também, porque as pessoas presumem que estou grávida. Mas não, sou só gorda mesmo.. ehuehueue

    • Lais, já vi várias fotos suas e você exagera demais. Só um FDP de altíssimo nível ofereceria um assento pra você por causa disso. Provavelmente era um cara com intenções maliciosas querendo iniciar um papo contigo… Se bem que se for um “truta” de são paulo, é capaz de quando você dizer que aceita ele falar “então mina, sente aqui no meu colo”…

Deixe um comentário

