Análise Semântico-poética Fast Food: Mulher, Mulher, Mulher – Neguinho da beija Flor

Isso aqui ainda existe? Eu tinha esquecido totalmente desse blog. Como não estou tendo tempo pra atualizar, vim trazer um texto um pouco mais rápido. Como a música é muito complexa, não tem como eu escrever muito sobre ela. Aliás, se você não conhece a música da qual estou falando, aqui está um video do youtube:


A música de hoje é uma demostração de todas as qualidades do samba Fluminense. Sua melodia apresenta pequenas variações de ritmo, aparentemente por incapacidade do artista de bater o pandeiro de maneira rítmica, mas algumas pessoas mais atentas percebem que é para tornar a música mais completa nos momentos em que ele canta a letra.
Aliás a letra per si demonstra quão talentoso o artista é, já que a letra tem características dadaístas, modernistas e contém uma crítica social para as pessoas preconceituosas que não aceitam as lésbicas.

A letra ainda tem uma parte educativa onde ensina as crianças a contar, assim como tem uma frase que, para uma pessoa que saiba analisar, contém uma discussão filosófica que é gerada a partir de uma afirmação que responde uma dúvida que ninguém nunca teve (A mulher é a mulher ), tentando gerar toda uma crise sobre o que é real ou não, partindo da obviedade da mulher ser a mulher, o que faz nossos cérebros dar um tilt e assim levantar questões cuja resposta seja esse verso.

As questões que podem ser levantadas a partir dessa resposta são:” Uma mulher é sempre uma mulher?” e também a questão de outra coisa poder ser uma mulher o que mostra que essa música aparentemente machista é na verdade uma forma de falar sobre a diversidade sexual, o que mostra que além de todas as qualidades a música também tem um elemento de metaliguagem onde uma letra  interpretada critica justamente a letra literal, o que também mostra a crítica social à acomodação e alienação do povo brasileiro.

Caso você queira tentar analisar outras camadas da letra, já que meu intelecto reduzido só conseguiu chegar até a 3° camada de desencriptação( O Machismo, A diversidade Sexual e A Sociedade Falha) a letra está ai embaixo…

Mulher, mulher, mulher
Mulher, mulher, mulher
Mulher, mulher, mulher
Mulher, mulher, mulher
Mulher, mulher, mulher

A mulher é a mulher
A mulher é a mulher
A mulher é a mulher
A mulher, a mulher
A mulher, a mulher!

Melhor que uma mulher
Só dez mulher
Só dez mulher
Melhor que dez mulher
Só mil mulher
Só mil mulher

Uma mulher, duas mulher,
Três mulher, quatro mulher
Cinco mulher, seis mulher
Sete mulher, oito mulher
Nove mulher, dez mulher
Salve a MULHER brasileira!!!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s