6 pessoas FODAS que acabaram a vida na lama – Parte 2

Esse texto é uma continuação direta de um texto anterior. Se você ainda não leu(ou não se lembra) clique lá e leia, que eu espero.

Opa, já leu o outro? Então vamos lá falar de mais pessoas que foram extremamente geniais e que no final se ferraram lindamente.

4- Aníbal Barca, O pior pesadelo de Roma

Pense num general estrategista foda, que era capaz de enfrentar exércitos extremamente mais organizados. Uma pessoa que soube utilizar muito bem o terreno e a política dos inimigos e que para derrotar uma tropa sequer precisava lutar, pois seu nome por si só já bastava para acabar com a moral dos inimigos. Eu sei que você pensou em Napoleão(que até merecia participar desse texto, mas deixarei pra uma próxima), mas estou falando de ANÍBAL! Aníbal era o líder de Cartago e foi um estrategista muito bom, sendo capaz de transformar qualquer batalhazinha num massacre, como foi a batalha de Trébia e a batalha do lago Trasimeno.

Ele ficou tão famoso que seu nome era usado pelos adultos para amedrontar as crianças e fazê-las se comportarem. Com uma ofensiva extremamente poderosa ele chegou até a muralha romana. Como ele temia não conseguir tomar Roma, ele não chegou a tentar invadir os muros de Roma, o que foi o seu maior erro militar, já que Roma estava extremamente fragilizada.

Que fim levou: Após falhar em conseguir tomar roma, Cipião Africano começou aos poucos a derrotar Cartago, derrotando tropas de familiares de Aníbal, como Asdrúbal e Magon. Cipião derrotou definitivamente Aníbal na batalha de Zama e logo depois Cartago de rendeu perante Roma, em condições até que boas. Depois disso, Aníbal foi exilado e ficou o resto de sua vida sem fazer mais nada de destaque. É curioso que Roma tentou apagar o Aníbal da história e por causa disso pouca coisa se sabe sobre ele.

5- Charles Ponzi – O criador do Esquema de Pirâmide

“Todo dia, sai um otário de casa”. E é com essa frase que eu começo a falar do estelionatário mais genial que o mundo conheceu. Charles Ponzi percebeu na década de 20, que um selo para correios da espanha tinha um preço menor que o selo dos EUA e que o selo espanhol poderia ser utilizado na terra do Tio Sam. E ele começou a convidar amigos e conhecidos a entrar num negócio de venda de selos. Se ele ficasse somente nisso, é óbvio que o negócio falharia, afinal quem compraria um selo na mão de um ambulante ao invés de ir nos correios? Ele começou a dar mais dinheiro a quem trouxesse mais pessoas para o negócio. Em pouco tempo o sistema se baseava em pegar o dinheiro dos novos investidores e pagar o lucro dos antigos.

O que acontece é que quanto maior o número de investidores, pagá-los vai se tornando cada vez mais difícil, causando a quebra do sistema. Logo quem estava no topo da pirâmide tem um lucro a curto prazo e a base da pirâmide leva prejuízo, causando inúmeros danos à essas pessoas. Graças à essa fraude, Ponzi foi preso e aos poucos seu dinheiro foi se acabando enquanto ele ficava cada vez mais com uma reputação manchada.

Que fim levou: Ele acabou sua vida em total miséria, sem nenhum dinheiro, familiar ou amigos. Schadenfreude define. Aliás, como bom malandro que era, ele escolheu um lugar bem curioso para passar seus últimos anos de vida. Dica: A cidade tem um Cristo Redentor e um pão de açúcar…

6- Michael Jackson – A face que representa o talento, a fama e o declínio

De sua tenra infância até o seu post mortem, Michael Jackson viveu no Show Business. Com 8 anos se tornou parte principal do maior grupo musical infantil de todos os tempos, The Jackson Five. Com pouco mais de 20 anos, lançou a música Billy Jean e o famoso Moonwalk no Motown 25 e pouco tempo depois lançou discos como Off The Wall e Thriller, sendo este último até hoje o mais vendido de todos os tempos.

Só que aos poucos sua fama foi decaindo e ele foi gastando todo o seu patrimônio com besteiras e as acusações de pedofilia e todas as polêmicas com as cirurgias plásticas pioraram e muito sua situação. Ele ficou extremamente manchado publicamente, chegando até mesmo a vender o Neverland.

Que fim levou: Ele estava planejando voltar aos holofotes com uma nova turnê, chamada This Is It. Como ele estava se esforçando muito para conseguir fazer um show perfeito, ocorreu que ele tomou muitos remédios que ocasionaram uma parada cardíaca. Depois de tantos anos sendo esculachado pela mídia mundial, Michael Jackson só voltou a ser lembrado de uma maneira positiva quando morreu e as pessoas foram relembrar sua obra.

E vocês? Acham que esqueci de alguém? Acham que merece mais outro texto? Acham que a repetição desse “acham” está muito irritante? Comentem aí o que acharam…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s