Coisas que você estudou, não lembra e sabe que isso não fará diferença alguma: Trigonometria

Fala galera, final de periodo, correria infernal e eu esqueci que ainda tinha esse blog. Esqueci MESMO, de maneira que tive até que trocar a senha e tal, para depois lembrar que a senha era OnegociOEcomeRcUEbucetA. É complicado ter cadastro em 90% dos serviços da internet e lembrar a senha de todos.

De todo modo, como estava dizendo, é final de periodo e eu resolvi criar uma nova série de textos para ver se a galera gosta. Essa série de textos tem um título auto-explicativo, mas é basicamente sobre coisas que você foi(ou será) obrigado a aprender durante sua vida letiva. Não planejo que ela seja muito extensa, apesar de que tem muita coisa inútil no ensino médio. E não, não falarei sobre quão inútil é filosofia, porque, bem, é uma matéria tão inútil que sequer merece algo mais do que uma citação. E hoje falarei sobre matemática, em sua parte mais inútil: Trigonometria.

Pós-doutores de matemática especializados em trigonometria descansando após um exaustivo dia de congresso internacional.

Se você é uma pessoa tão estudiosa e disposta a aprender isso quanto eu era quando estava no ensino médio, eu sei que você sequer irá para a wikipédia ver isso, então ai está o conceito:

Trigonometria é um ramo da matemática que estuda as relações entre os comprimentos de 2 lados de um triângulo retângulo, para diferentes valores de um dos seus ângulos agudos.

Sim, é um ramo científico que tem por objetivo analisar triângulos. Ela tem várias aplicações, como para triangular a distância de estrelas em relação à outras estrelas ou à terra, possibilitando criar um mapa celeste. Além disso é de total importância para a análise e pesquisa relacionada a ondas eletromagnéticas e mecânicas.

Ou seja, geniais lideres do Mec  chegaram um dia achando que com um ensino de qualidade totalmente funcional como o nosso, os assuntos de utilidade considerável, reduzida ou ainda extremamente questionável não eram o suficientes para sobrecarregar os alunos e para criarem sistemas de vestibular onde a escolha é praticamente aleatória. Era necessário colocar uma matéria totalmente inútil para qualquer aluno de ensino fundamental, médio, universitário, recém-formado e pós-graduado, já que a matéria só tem utilidade para: Pesquisas, aplicações teóricas e para o caso de você estar perdido no meio do oceano sem nenhum aparelho, mapa ou pessoa que lhe ajude, exceto um sextante, aparelho extremamente raro e difícil de usar, que está CONVENIENTEMENTE na sua embarcação.

Mas a informação nunca é demais e ter um conhecimento teórico sobre trigonometria já te ajuda a entender algo, certo? Errado. O ensino de trigonometria se resume a decorar fórmulas, não existe sequer o que o professor ensinar além de colocar uma tabela com os principais ângulos e as fórmulas de relações dos lados de um triângulo

Bom, ao menos a pessoa não precisa reaprender isso caso ela decida seguir uma carreira que precise de trigonometria, certo? Errado novamente, caro interlocutor invisível fruto da minha mente que provavelmente me convencerá a matar inúmeras pessoas, me colocando pelo resto da minha vida em um quarto acolchoado, como eu disse acima, a matéria é basicamente fórmulas que todo mundo esquece em no máximo 15 minutos após o fim da prova, além do que essas fórmulas já estão inclusas no software que você usará. E mesmo o desenvolvedor do software, vai colocar as fórmulas com consulta à um livro, logo uma vez após ser criadas, não é necessário aprendê-las, somente replica-lá e consultá-la quando necessário.

Só matemáticos para conseguir dificultar o entendimento de um círculo…

Ou seja: Nunca.

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