Analise Semântico-Poética: Dança Kuduro – Latino

Fala galera, estou hoje aqui ressucitando essa maravilhosa série de textos. Para quem não pegou essa época do Fat’s Memories(que são todos exceto a Tartaruga mascote da galera, já que acho que só ele leu aquele texto) essa série fala de coisas que passam despercebidas pelo povo em geral em algumas letras da música popular brasileira new wave(carinhosamente chamada de música porcaria brasileira pelos estudantezinhos de humanas e pelos velhos).

Apesar de no primeiro instante as músicas parecem vagas e sem nenhuma qualidade, uma analise mais atenciosa mostra que as vezes ela tem uma filosofia. Ou ao menos(como no caso dessa música) uma boa referência à cultura pop global. E essa música do Latino, assim outras músicas pop, faz uma referência a Grandiosa Trilogia de Star Wars. Se você nunca conseguiu perceber isso, vou mostrar agora.

A mão pra cima, cintura solta
Da meia volta, dança Kuduro
Não se canse agora começou a festa
Mexe a cabeça e dança Kuduro

Assim começa essa grandiosa música. Se você prestar atenção(nas próximas estrofes a ligação fica mais clara) essa parte da música fala de um combate entre sabres de luz. mostra que um dos dois lutadores está se cansando e apesar disso ele tem força pra se levantar e continuar(imagine o cara ajoelhado e caído. ele balança a cabeça como que dizendo “não vou desistir” e levanta). Perceba também que se repete o titulo da música(dança kuduro) várias vezes. Isso ocorre porque a palavra dança não está no sentido literal, mas sim na gíria pra se ferrar.

Quem pode domar a força
Que entra nas suas veias?
Fica quente gruda na gente
Ferve esquenta, incendeia

Aqui é que a relação fica mais obvia. Ele claramente fala do aprendizado da força, o que mostra que a luta é de usuários avançados da força. Aliás da pra se ter uma ideia de que Kuduro provavelmente é a estrela da morte. E isso mostra que é um combate com o objetivo de destruir a estrela da morte. Chuto que aqui esteja falando do combate entre Obi-Wan e Vader(como fica mais claro no refrão)

E quem pode parar isso aqui
Descontrola sua cadeira
Esse fogo que queima por dentro
E lento tudo me tempera

A mão pra cima, cintura solta
Da meia volta e sacode duro
Não se canse agora começou a festa
Mexe a cabeça e sacode duro

Essa parte dá uma enfase à musicalidade e ao fato da batalha estar ocorrendo sem parar. Também tem algumas referências à força e tal.

Balança que é uma loucura
Morena vem do meu lado
Ninguém vai ficar parado
Quero ver mexer Kuduro

Essa parte provavelmente dá uma enfase a Han Solo e Léia quando o raio trator pega a nave da galerinha e arrasta pra estrela da morte. Apesar de ter um erro de cronologia com as estrofes acima que falam do combate de Obi-Wan com Darth Vader, é algo válido, já que é uma música que tem somente referências.

Oi, oi, oi, oi, oi, oi, oi?
É para quebrar Kuduro, vamos dançar Kuduro
Seja morena ou loira, vem balançar Kuduro

Essa é a parte que quase explode minha cabeça. Assim como outros artistas da MPB, Latino coloca coisas ocultas na letra. Preste atenção na palavra que mais se repete na música. Oi com um b no meio vira Obi. Além disso pode ser O-I que seria uma espécie de “sigla” para Obi Wan(lembrando que Wan tem um som parecido com One, por isso o I, que significa 1 em romano). Nesse momento ele deixa totalmente claro do que está falando. E alem disso é uma pergunta, o que é uma referencia à morte de Obi. E depois ele repete qual é a missão (Destruir a Death Star).

Vejo muitas pessoas desvalorizando a música brasileira quando nós produzimos músicas de qualidade impar. O problema é que nosso povo não consegue enxergar a verdade na letra das músicas. Assim como a tropicália, para entender o funk, pagode e etc você tem que  ter alguma bagagem cultural e olhos livres de preconceito. A verdade está na cara de todo mundo, basta você querer ver…

Anúncios

Um comentário sobre “Analise Semântico-Poética: Dança Kuduro – Latino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s