1 Estilo, 5 músicas: Brega

Esse texto era pra ser originalmente uma analise semântico-poética, mas ao dar uma pesquisada nesse belo estilo musical brasileiro(principalmente nordestino, apesar do tecnobrega ter surgido no norte). O brega é basicamente um estilo de música feitos por pessoas sem qualquer habilidade para composição ou talento musical, que tem como publico alvo cornos e pessoas semi depressivas, além de ser comumente tocada em locais de pura pobreza e fudidez humana altíssimo garbo e elegância, conhecidos como cabarés, que tem como principal diferença em relação a os outros lugares de prostituição o fato de que todas as funcionarias do recinto são desdentadas, barrigudas e tem seios assim ó:

Não me importo deles serem pretos, mas precisava ser disforme?

Miike Lacerda aprova isso!!!

Jogue fora todos os seus critérios, ignore o sangue que irá jorrar de seu ouvido e vamos definir o brega em 5 músicas. Ao menos enquanto o ECAD permitir…

A Raposa e as uvas – Reginaldo Rossi

Começando com um crássico. Vocês vão perceber uma coisa muito comum ao “brega de raiz”: A desilusão amorosa. É esse tipo de música que toca nos puteiros feitos para a classe Z da população brasileira. E nessa música também aparece uma coisa muito comum ao Brega(e a todos os ritmos músicais do norte-nordeste) que são referências toscas e/ou usadas de modo totalmente descontextualizados. Nessa música Reginaldo cita a fábula de Esopo, apesar de ser sem sentido algum. Isso se repete em Se eu morrer sem gozar do seu amor, minha alma lhe persegue de pau duro de Falcão(que fala de renato russo) e também em…

Top Gear Tecnobrega – Banda Total Mix

E chegamos na parte polêmica do brega. Essa música faz referência à música tema de Top Gear. Entretanto a polêmica se dá porque, diferente do caso do Falcão que cita uma porcaria qualquer que só retardado gosta, a banda fala de um jogo muito adorado e usa essa trilha sonora impecável para criar uma música que muitas pessoas julgam de “qualidade duvidosa”. Eu acho a ideia da música legal. afinal depois do Tomba ae tomba de Parangolé (que se parece com outra música muito conhecida ) qualquer plágio será melhor, e assim sendo, será lucro…

Moranguinho do nordeste – Lairton e seus teclados

Essa era a música que eu ia falar sobre a letra, mas não daria um texto completo. Basta dizer que a letra, quando não fala da desilusão em si, é desconexa. Dê uma olhada na letra:

Estava tão tristonho quando ela apareceu
Seus olhos, que fascínam logo estremeceu
Os meus amigos falam que eu sou demais
Mas é somente ela que me satisfaz
É somente ela que me satisfaz
É somente ela que me satisfaz
Você só colheu o que você plantou
Por isso é que eles falam que eu sou sonhador
Me diz o que ela significa pra mim
Se ela é um morango aqui do nordeste
Tú sabes, não existe sou cabra da peste
Apesar de colher as batatas da terra
Com essa mulher eu vou até pra guerra
Aaaaaaaiiii, é amoooor
2x ai ai ai é amor

Leia a parte entre “me diz o que ela…” e “as batatas da terra”. É totalmente sem significado nenhum. Por isso que eu disse lá em cima que o pessoal não tem nenhuma habilidade para compor. Isso porque essa música é uma das tops, foi hit em 2000 e os caralhos. Sabe o que sai do pessoal do brega que não tem tanta capacidade assim?

Chinela – Ademir do Arari

PUTA QUE PARIU! Sério, olhe a inabilidade do cara. Ele compôs uma música sobre o calçado conhecido como chinelo(ou para pessoas que falam o português  mais fidalgo possível ,que vem da região motriz nacional, chinela). Se não bastasse a letra que aparenta ter sido criada por uma pessoa que vive em um quarto acolchoado, ele sai do ritmo o tempo todo. OU MELHOR: Ele nunca esteve no ritmo. Pode perceber que ele já está fora do ritmo desde o começo da música. Esse cara é a síntese do que é o Brega…

OBS: Preste atenção no momento 1:12 onde o cara erra a letra da própria música.

Holiday foi muito – Falcão

E chegamos ao ápice da música brega. Usando um sarcasmo bastante interessante, Falcão satiriza o estilo musical que ele próprio faz parte. Ele não chega a ser algo tipo Massacration ou Tenacious D(o chamado trick metal) porque enquanto essas bandas tem como único objetivo satirizar, Falcão é realmente Brega, mas de uma forma mais exagerada e que foge daquela sutileza da sexualidade que os artistas do começo do brega usavam para dar um tom romântico. Inclusive existem várias músicas na longa carreira músical que beiram a putaria (como a própria Holiday foi muito, Concerto em qualquer tom para triangulo e roe-roe, Prometo não ejacular em sua boca entre tantas outras). Com certeza, apesar de ser muito desvalorizado no cenário nacional, a obra do Falcão merece algum destaque, por produzir uma música extremamente simples e comum, mas ao mesmo tempo ser inovadora e especial. Aliás o @brega_falcao , entre uma piada e outra, fala coisas bem legais, além de interagir muito com os seus follovers.

Então, o que achou do texto? adorou? odiou? ficou rindo sem parar da música de Ademir do Arari? Mande seu feedback para mim em qualquer meio que preferir (Twitter, Facebook, ou no e-mail mosdbz@yahoo.com.br) pois ele é muito importante para que eu tenha animo para escrever novos textos(ou caso você tenha achado ruim, melhorar). Garanto que se eu receber feedbacks positivos aumentarei a quantidade de posts(ou não).

Also, fiquem com uma música que prova a genialidade do grandioso Falcão:

3 comentários sobre “1 Estilo, 5 músicas: Brega

  1. Antes de qualquer coisa: ÉS UM GRANDÍSSIMO FILHO DA PUTA!
    Odeio mamilo trevoso, e sabe disso!
    Segundo, esse é o terceiro texto que mais curti. Todo brega deveria ser como Falcão, porém ele perderia sua exclusividade. Porque puta merda, vamos ser sinceros: Reginaldo Rossi é pra cortar os pulsos, Tecnobrega é pra atirar contra os dois tímpanos, Lairton não tem contexto NENHUM e Ademir (é o nome do meu chefe, sério!) é pra rir!

    Also, deixa de ser preguiçoso e gordo, e comece a fazer post com uma frequência decente. Já disse que tu sabe entreter com ‘informação miolo de pão (só serve pra estufar) e mesmo assim fica algo bom de se ler.

Deixe um comentário

