Windows 8 Primeiras impressões: Revolução ou porcaria?

Eu sou fã dos produtos da Microsoft. E isso não é(ou não deveria ser) novidade para ninguém. Prefiro o Zune ao invés do iTunes(apesar de ainda assim ser uma porcaria. Na verdade o melhor modo de organizar biblioteca é pelo Windows explorer + Media Player Classic) e acho que o Windows Phone 7.5 é infinitamente mais intuitivo e superior ao iOS e Android, falhando somente na falta de aplicativos.

Isso sem falar que sou uma pessoa curiosa quanto a tecnologia(por curiosa entenda desocupado) e unindo essas duas características vocês sabem que eu tinha necessidade de testar o Windows 8. Vou mandar o resumo do texto logo aqui: Acho que a Microsoft tá pensando que é apple pra fazer trocentas mudanças drásticas e ter milhões de loucos pra aceitá-las. Se quiser saber como cheguei a essa conclusão, leia o resto do texto.

Se essa fosse a tela principal, o 8 provavelmente seria melhor...

Tela Desktop do windows 8. Sente falta de algo

Uma das coisas que mais me incomodam no Windows 8(que eu ainda não acredito que será um nome tosco desse. Não que Windows SETE fosse legal, mas Seven era um nome maneiro pra um OS. Imagine que porcaria é o nome “uindous eiguiti”) é a interface Metro. E isso vindo de um early adopter do Windows Phone significa muito. A interface metro me incomoda porque ela não serve para o que servia o botão iniciar. Eu usava o iniciar basicamente para localizar arquivos perdidos no hd sem precisar usar o mouse. Já a MetroUI serve como uma simples area de trabalho, só que mais estilizada. Isso sem falar que é bem dificil de dar alguma modificada nas interfaces, assim como algumas pessoas tiveram dificuldade pra desligar, porque configs, desligar e outras coisinhas fica numa área que só aparece se você deixa o mouse na extrema direita(Heil HitOH WAIT!!!) da tela.

Falando em área de trabalho, houve uma mudança de paradigma que faz muito sentido se você estiver usando um tablet, mas não tanto em um pc: a área de trabalho é secundária à Metro, de modo que se você sai fehando tudo, ela sempre volta pra tela de start. Não que isso seja necessariamente ruim, mas vai demorar muito pra se acostumar. Outra coisa que mudou(mas dessa vez para melhor)  é o Explorer que tem algumas funções na parte superior, como é nos Microsoft Offices depois do 2003, o que provavelmente vai facilitar muito a vida das pessoas.

A Microsoft tá foda, os departamentos tão plagiando entre si agora...

Explorer do Windows 8. Facilitador...

Uma coisa que achei bem legal foi a Marketplace. A despeito do fato de que a quantidade de apps é ínfima(até porque o sistema nem foi lançado, logo isso não é exatamente uma falha. Ainda) é muito fácil e simples instalar um app nela. Depois que você escolhe o app(e dependendo do app, paga) ele faz download e instala tudo automáticamente. Incrivel como demorou pra Apple e a MS copiar isso que apareceu primeiro no linux e depois nos Sistemas Mobiles.

O inferno pra todo heavy user...

A Intuitividade absoluta para os leigos...

Entretanto eu acho que eu deveria pegar mais leve com o Windows 8 e um dia testá-lo corretamente. Acho que pelo fato de eu ter fudido a Grub e a MBR(duas vezes) Pra tirar o Ubuntu e colocar o 8 estou de certa forma descontando a raiva nele. Na verdade até agora meu 7 tá demorando 2 vezes pra dar boot por causa de burrice minha. De todo modo vamos aos pontos fortes e fracos do Sistema Operacional:

Vantagens(em relação ao 7)

  • Mais rápido para instalar
  • É bem intuitivo comparado aos outros OS que já testei(Ubuntu com Gnome 2, Windows 7, Mac Os Leopard e o XP)
  • Marketplace
  • Interface Metro(Extremamente intuitiva para pessoas que nunca usaram um computador)

Desvantagens(em relação ao 7)

  • Muitas configurações pra fazer depois de instalado(não sei se fui burro, mas demorou mais pra configurá-lo do que pra instalar)
  • Poucas liberdade de modificação da interface
  • Aparentemente consome mais recursos do computador
  • Interface Metro(Extremamente chata pra quem é acostumado com outras UI)

Minha opinião final do Windows 8 é que ele é o melhor de todos os Windows pra quem não usa muito, porque como eu (acho que) já disse aqui, A MetroUI é extremamente intuitiva pra quem nunca usou, mas extremamente complicada para quem está acostumado à outras interfaces. Claro que todas essas mudanças são uma questão de simplesmente se acostumar, mas acho que a Microsoft esqueceu qual é o publico alvo dela, empresas(que tem dificuldade de aceitar mudanças) e usuarios comuns. Por causa das mudanças drásticas, acho que vai demorar MUITO tempo para o Windows 8 conseguir um Marketshare considerável. Claro que se ao invés de um peixe o logo fosse uma maçã…

PS: Por falar em logo, vocês já viram a nova logomarca do Windows? tá muito legal, apesar de que ela ficaria melhor se fosse colorida…

Design é algo engraçado, gasta-se horas de pensamento e criatividade, além de milhões, pra fazerem 4 retangulos azuis...

Nova logomarca do Microsoft Windows

7 comentários sobre “Windows 8 Primeiras impressões: Revolução ou porcaria?

  1. Também testei e odiei o windows 8. Minha conclusão final, a não ser que melhorem ,este SO não serve para Desktop comum, num tablet, tudo bem.
    Como voce falou, esta interface metro, é uma Bosta para se configurar e após a instalação, é um saco.
    Por enquanto, vou esperar uma versão melhorada, pois a atual, nada mais é do que uma versão complicada do Windows 7 Ultimate.

  2. Realmente.
    Para desktop ou memso notebook é uma bosta este windows 8.
    Mesmo com o Windows 7 emulado no 8, ficou uma merda. Cadê o menu iciciar???
    Você está vendo um vídeo e tem que dividir sua tela com outro aplicativo e por exemplo esse vídeo fica menos da metade na sua tela, na interface METRO. Pelo visto você só pode dividir a tela com no máximo 2 aplicativos, enquanto no Windows 7 você faz 1001 coisas ao mesmo tempo. Achei um tiro no pé da Microsoft substituir o formato do Windows 7 pela interface METRO e chamá-lo de Windows 8.
    Essa interface METRO deveria só ficar nos celulares (que ficaram ótimos) e tablets…
    Para uso profissional e para os mais espertos ficou lamentável essa versão.
    Não quero nem de graça e muito menos no tal upgrade valendo 69 paus…
    Vai ver que é por isso que o preço do up grade está baixo, por causa dessa interface.
    Lamentável!

  3. Uma porcaria trabalho com informática, tive a oportunidade de usar várias vezes o windows 8 e estou vendendo 100% Windows 7 Home Premium Licença FPP, tanto para usuário domés
    tico como empresas, pois o PRO fica mais salgado o preço.

  4. Eu tenho o Windows8 no meu notebook e o Windows Phone 8 no meu celular. Achei sinceramente que a integração dos 2 seria genial. No final, minha impressão é que o Windows 8 não é mais o melhor sistema operacional para computador e o Windows Phone 8 é o pior sistema operacional para telefones.

    • Eu tenho um Windows Phone 8 e a despeito de um bug ou outro, acho o sistema muito bom. Mas tem muito que melhorar ainda…

Deixe um comentário

