Existirá uma nova geração de consoles?

Toda indústria passa por 3 fases especificas: Surgimento, Popularização e Estabilidade. E por 30 anos a tecnologia passou pelas 2 primeiras fases de modo extremamente rápido. Só pra você ter uma ideia, entre o motor a vapor até o motor a diesel, durou 90 anos. A mudança do carvão para o petróleo demorou uns 40 anos e da 2° WW até hoje, o petróleo continua sendo a mais usada.

Perceba que nesses exemplos, de uma mudança considerável até outra demora 50 anos. Sabe o que demorou 50 anos na informática? Ir do ENIAC(uma calculadora gigante que fazia 500 calculos por segundo) até o Pentium I. Isso significa reduzir o computador de 30 toneladas pra 5 kg. No mesmo tempo que demorou pra alguém perceber que o 14-bis estava ao contrário. Aliás sabiam que os franceses redesenharam o 14-bis todo pra faze-lo melhor? Já o pessoal nos EUA girou o banco.

E já se passaram 150 palavras e eu não disse sobre o que é esse texto. Deixe eu resumir pra você: A próxima geração de Video games, se existir, será a última.

Roda Crysis?

"O Fio B95482S452M foi desconectado" "Qual é esse?" "Sei lá, desconecte todos e reconecte."

Hoje a tecnologia está reduzindo a velocidade de sua evolução. Para que as novas melhorias gráficas seja vistas você precisa de uma tv de 42 ou maior. E o que foi a maior inovação dos consoles desde sempre está chegando ao seu limite. Afinal a diferença entre full hd e Quad Full HD( 3840 X 2160) é minima em qualquer tela menor que 100 polegadas. E para os jogos ficarem mais realistas do que estão só se causarem um infarte em você toda vez que você perde

Nenhuma das grandes empresas tem alguma inovação interessante para o próximo console. A Nintendo já lançou o Wii U, que não passa de um Wii com um ipad xing-ling. A Sony e a Microsoft não deram nenhuma amostra de algo que elas pudessem estar desenvolvendo. E fora a Onlive(que acho que não vai popularizar) nenhuma empresa entrou na briga com a MS ou a Sony.

No âmbito Mobile temos o 3DS(que começou a ser vendido agora que tem mario e Pokemon) e o PS Vita que não passa de um PS3 em uma tela de 4 polegadas e com poucos jogos. Aliás o preço do PS Vita e do PS3 é o mesmo. Além dessas 2 bombas temos o iOS, Android e talvez o Windows Phone. Nenhuma novidade além do 3D que provou-se a maior “gimmick” do segundo milênio. Aos que não sabem o que significa, gimmick é uma função incomum que tem como maior qualidade o fato de ser incomum. É tipo o Siri do Iphone, ou a Psn, que só serve para mostrar pros amigos e dizer “eu tenho” e nenhuma outra utilidade. No dia que 3D for uma realidade, o número de deficientes visuais passará a ser o mesmo número de pessoas que precisam usar óculos ou qualquer outra lente.

Eu acho que depois da próxima geração(que deve demorar até 2015) será o fim do videogame. Aos poucos o videogame já está deixando de ser o que ele sempre foi pra se tornar uma realidade virtual. Mas isso vai demorar, porque eu acredito que o PS3 e o X-box 360 passará por algumas revisões e continuarão bem vendidos por muito tempo…

E a Big N? A Nintendo  está aos poucos perdendo a credibilidade em seus consoles. Hoje o maior ponto dela é suas franquias. Eu imagino que  a Nintendo parará de criar consoles e será a maior fabricantes de jogos mobiles com novos marios, zeldas, pokemons que ao invés de tentarem ser realistas, Sejam “sprites”. Tipo uma ressureição dos sprites e do 2D, só que com uma qualidade gráfica absurda. Ou então ela lançará um console por ano e acabará como a Sega. Acharei Justíssimo se isso ocorrer, aliás.

Acho que uma coisa que ocorrerá é tornar um computador e um Console o mesmo aparelho. Talvez até mesmo ter tvs All-in-One. Tipo uma Bravia-Vaio-PS3… Ou não, afinal eles só tem 11 meses para fabricar isso nesse planeta…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s