1 Estilo, 5 musicas: Punk Rock

O punk rock é um estilo musical que surgiu nos anos 80. Como todo estilo musical, ele tem algumas características bem recorrentes que definem o estilo. Com 5 músicas irei resumir o punk rock pra vocês. Se fosse pra resumir com 5 palavras, elas seriam: Imbecil, Mal Feito, Amadorismo, Pseudo-Rebeldia e poser, mas como ai o texto ficaria muito pequeno, vam0s lá para as musiquinhas.

Blitzkrieg Bop – The Ramones

Essa é uma das músicas mais conhecidas do cenário punk e é meio que uma música-síntese do movimento. Poucos acordes simples, vocal não muito trabalhado, letra whataver e muita repetição na música. Algo incrivel dessa música é que a maioria do pessoal que se declara “fã” de ramones, não sabe o nome da musica, nem o que significa. Blitzkrieg é guerra relâmpago em alemão que é uma estrategia usada por Hitler na 2° guerra mundial.

God Save The Queen – Sex Pistols

Uma característica importante no punk(principalmente no britânico) é a rebeldia e a rebelião contra o sistema. Essa foi uma canção muito politizada e polêmica. C0mparava Monarquia ao fascismo, falava que na inglaterra só importava o dinheiro e que não existia futuro. O contexto da europa era de crise nessa época, diferente do eua que vivia uma época bem próspera. por isso que o punk britânico tem, além da agressividade própria do punk, uma dose de depressividade.

Judy is a punk – The Ramones

O punk do ramones(que foi quem definiu o movimento, pra começo de conversa) era muito mais sarcástico/cômico do que agressivo. Se você for ver as musicas nas quais eles criticam algo, elas tem uma dose de humor que não existia na inglaterra. Essa musica demostra bem uma auto-zoação sobre a falta de talento para composições que eles tinham. (Second verse, same as the first/
Third verse, different from the first.)

Kotov Syndrome – Rise Against

Uma coisa que aparece nas bandas punks da atualidade( conhecido como punk-revival) é critica para a mídia (que é considerada uma ferramenta de alienação) e para a sociedade hipócrita. O novo punk tem caracteristicas mais bem feitas. Diferente do pessoal do ramones/sex pistols, que não sabiam tocar muito bem(sid vicious não sabia tocar absolutamente nada) o pessoal de hoje em dia já tem um conhecimento musical maior.

American Idiot – Green Day

Uma música síntese do punk atualmente. Critica para a sociedade consumista, a alienação midiatica, a corrupção do governo e etc. Você percebe também que hoje o punk tem uma mistura ou com o pop, ou com a ideologia indie. Muitos que nasceram em 60~70(e que viveram a primeira fase punk) acham que se perdeu a essência do que é ser punk.

Resumidamente o punk é uma musica politizada feito por não músicos que não sabem nada sobre politica. Acho que a principal caracteristica é uma rebeldia “adolescente”. Existem muitas musicas boas (e outras nem tanto). E você? Se considera punk ou alguém sensato e socialmente aceito?

Recomendação: Hero Of War – Rise Against (Letra muito foda e é uma melodia muito bonita…)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s