Efeito Matrix: Quando a usura fode tudo

Me fuderam, só resta bater copinho mesmo...

Pense quantos jogos ou filmes fodas tiveram continuações tão boas ou melhores que os anteriores. Você percebeu que normalmente um produto muito bom normalmente vem com uma continuação mediocre não é? Mas afinal porque as continuações são quase sempre ruins? Como alguem conseguiu estragar sonic?

Um problema muito comum é quando você tem história pra um lançamento e ele tem uma recepção muito boa. Como qualquer bom capitalista, vão lançar o máximo de continuação possível, de modo que eles irão começar a apelar pra clichês quando estiverem sem ideias. Não que sempre saia ruim, mas a maioria sai pior que o antecessor. O que gera rage afinal…

Sempre existe um hipe absurdo nesse tipo de franquia. Você já vai assistir esperando algo fodalhastico e quando você vê algo que é somente bom, se sente um imbecil completo. Podemos citar como exemplo do que o problema do hipe gera podemos citar Avatar, Duken Nuken Forever entre tantos outros.

Isso sem contar que com o tempo uma franquia vai mudando. Esse é o ponto mais crítico. Se você mudar pouco o pessoal odeia por ser mais do mesmo. Se mudar muito é porque perdeu seu âmago. E para resolver esse problema necessita de feeling. O maior exemplo que consigo citar foi como a Sega conseguiu estragar tudo.

O Sonic Team imaginou que o futuro dos jogos seria o 3d e apostou no sonic tridimensional. Por causa da incompatibilidade do  próprio estilo de jogo com o 3d, as pessoas foram perdendo o gosto pelo ouriço. Isso junto com a incompetência da Sega, que todo ano lançava um console novo pra no outro ano abandonar ele completamente, foi-se enterrando cada vez mais um dos melhores jogos da geração 16 bits.

Mas afinal, quando se deve mudar e quando se deve manter? como saber se devem lançar Remakes, Prequels e continues? Será mesmo que certas franquias tem data de validade? Não temos como responder todas essas perguntas sem analisar cada caso isoladamente e com muito cuidado. Mas uma coisa eu posso ter certeza: Ainda teremos muitas decepções desse tipo pela frente. E talvez muitas alegrias com novas e velhas franquias também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s