E aquele Pré-Conceito?

Todos os dias, à alguns meses, o povo brasileiro discute sobre os direitos LGBTTTs( Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros e o s de simpatizantes). E o que você vê é sempre aquela ladainha do “não sou preconceituoso mas todo homossexual é isso”. Preconceito hoje não é mais o verdadeiro significado da palavra. As pessoas preconceituosas não admitem isso enquanto o pessoal que está sem a batata quente na mão começa a julga-los.

A primeira pergunta que faço é quem NÃO é preconceituoso? Seria mesmo possivel uma pessoa ser tão cabeça aberta a ponto de não sentir o menor dos preconceitos? E o que é essa palavra na verdade?

O preconceito é quando você tira uma conclusão de algo sem conhece-lo ou com um conhecimento raso. Nós geramos preconceito o tempo todo, seja ao ver uma pessoa passando na rua com uma roupa muito estravagante, ou ver alguém vendendo algo muito barato. Todos humanos que eu conheci, me mostraram que todos nós somos preconceituosos(e me ensinaram que evidencia anedótica não prova nada :D). Muitas das pessoas que julgam os homofóbicos, tem seus próprios preconceitos.

O ser humano é preconceituoso de natureza. Por ver o mundo de uma forma onde TUDO precisa de uma explicação lógica, temos dificuldade em admitir que não temos respostas pra tudo. E o preconceito anda junto com a ignorância. Quando você julga uma pessoa preconceituosa de “imbecil”, “cego”, “fofoqueiro que deveria cuidar de sua própria vida”, você cai no mesmo erro. No minimo você tem um preconceito: Contra o próprio preconceito e pessoas preconceituosas. E além disso você é hipócrita. E sim: eu estou recaindo no mesmo erro, a diferença é que eu admito isso.

Entretanto, vamos frisar uma coisa: preconceito e discriminação são coisas distintas. O fim do prejulgamento vem da própria pessoa, que irá pesquisar, ler, ver e viver onde está aquilo que é o fruto do seu preconceito. Muito dos preconceitos contra os gays, por exemplo, vem de pensar que eles não respeitarão regras de comportamento da sociedade. Outras pessoas na cegueira do fanatismo religioso acha que um Deus perfeito e Onipotente poderia errar a mira e levar um inocente por causa de um culpado. Entretanto a discriminação é abominável. Todos somos diferentes e é a diversidade humana que trouxe a humanidade onde chegamos.

Se não fosse o preconceito talvez a humanidade estivesse extinta. Imagine se os primeiros seres humanos não tivessem um certo preconceito naquela moita com um rabo de leão do lado de fora balançando? Até no método cientifico existe algum preconceito. Na formulação da hipotese, você pode até não testar a hipótese correta porque pra você ela é absurda. O que devemos fazer é não estagnarmos no preconceito. devemos procurar conhecimento sobre aquilo que não conhecemos(e talvez tenhamos aversão). A melhor arma contra o preconceito é a curiosidade, assim como a melhor arma contra a discriminação é simplesmente aceitar o próximo como ele é e não como você queria que ele fosse.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s