Sou Brasileiro, Grande coisa…

O que significa ser brasileiro? Nascer no Brasil. O que é o Brasil? Um pedaço de terra sem dono controlado por uma organização escolhida pelos moradores desta terra. Esse pedaço de terra é limitado por mares e outros pedaços de terras e suas linhas invisiveis. Então porque deveria me orgulhar de ter nascido aqui?

A verdade é que o nacionalismo é o maior complexo de vira-lata do planeta. As pessoas colocam sua nação no topo do mundo, porque, assim como um narcisista precisa se auto-afirmar o tempo todo, não confia  na capacidade de sua própria nação.

Um nacionalista é antes de tudo um cego por vontade própria, que ao invés de ver os defeitos do país e tentar melhorar, esconde seus olhos, em um ato de covardia absurda, atrás de sua visão utópica de País Tropical, abençoado por Deus e lindo por natureza.

O sentimento patriótico aflorou na década de 30, com o estado novo. Vargas, que não era um tolo, sabia que a melhor forma de controlar o povo era dar para todos os brasileiros um objetivo tão vago, que permitiria ao grande ditador fazer qualquer coisa por esse “Objetivo Nacional”.

Aliás é curioso o momento em que aparaceu o pensamento nacionalista. Era uma conservadorismo de direita travestido de liberal de esquerda  e o governo fingia querer melhorar a vida dos pobres. Ele dava esmolas aos pobres enquanto os ricos que se davam verdadeiramente bem. Soa-lhe familiar?

As pessoas, antes acostumadas a fome eterna, não aceitavam criticas ao governo das migalhas. O resultado é que em 80 anos, apesar do Brasil hoje ser uma potencia mundial, cotinuamos a receber migalhas. E o pior: a preço de Profiteroles.

Nada é tão ruim que não possa piorar nem nada é tão bom que não possa melhorar. Enquanto acharmos que estamos em um lugar perfeito, ele continuará como está. Talvez melhor do que já foi, mas com toda certeza uma fração minima do que poderia ter sido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s