O Clube dos 13

OBS: Esse Texto Representa Minha Opinião sobre o assunto e não tem o objetivo de caluniar qualquer empresa ou organização. Essa é a minha visão sobre os fatos e não é uma verdade absoluta.
Somente uma pequena explicação: Não é sobre futebol, afinal meu maior conhecimento sobre futebol é o de reconhecer um impedimento(o que já faz eu saber mais que 90% das mulheres.). O clube dos 13 a que me refiro é a RIAA.

Para os que não conhecem essa maravilhosa organização beneficente, que está sempre preocupada em auxiliar os seus pobres participantes, irei explicar: A RIAA é uma organização que foi originalmente formada pelas maiores gravadoras de audio do mundo. os cinco principais membros da RIAA são a MTV, Sony, Universal Records,Warner e BMG. como você pode ver só tem empresa pobre e caridosa no meio.

A RIAA fecha o cerco mesmo é no EUA, onde enquanto fecha serviços como o limeware e fica furiosa por não poder processar o The Pirate Bay, manda processo de milhares,chegando a milhões, de dolares para alguns individuos que baixaram musicas nesses serviços. Em novembro de 2010, Jammie Thomas-Rasset foi processada em 1,5 MILHÕES DE DOLARES porque compartilhou, pasmem, 24 musicas da Capitol Records.

Sim eu sei que depois foi reduzida pra a “merreca” de 54 mil dolares, mas mesmo assim é um absurdo. Imagine se a RIAA fucionasse no Brasil, quanta falta faria 92.000 Reais para uma mãe de familia. Imagine você ser processado por baixar um álbum que a gravadora não teve vontade de distribuir no Brasil. Veja a depressão e terror de um pai de familia que recebe 500R$ por mês ser processado pelo Cartel porque a filhinha baixou o album de Justin Bieber por torrent(o que quer dizer que está compartilhando também), afinal o pai não tinha condições de dar 10% de seu salario para a filha comprar um cd. Para a organização se não puder comprar o album onde está ou importe(pagando um preço mais absurdo que o normal) ou não escute.

E apesar do discursinho de defender os direitos dos artistas, não se enganem, aquilo lá forma cartel SIM. de acordo com a wikipedia:

Cartel é um acordo explícito ou implícito entre concorrentes para, principalmente, fixação de preços ou cotas de produção, divisão de clientes e de mercados de atuação ou, por meio da ação coordenada entre os participantes, eliminar a concorrência e aumentar os preços dos produtos, obtendo maiores lucros, em prejuízo do bem-estar do consumidor.

Apesar da RIAA não ser exatamente um cartel, seus membros formam um. E formam também uma Oligarquia que é o principal motivo pelo qual as melhores bandas do mundo são desconhecidas: Ou faz a musica do jeito que a gravadora quer ou continuará tocando em porões por uma caixa de Johnnie Walker.

Eu critico todas as grandes e médias gravadoras(e a maioria das pequenas) por serem totalmente contra o consumidor, mas critico principalmente esse oligopólio baseado em uma legislação absurda de indenização, porque é a face mais absurda do problema. Isso sem falar que exige uma quantia de trazer medo até para a microsoft como idenização de freelancers(como Limeware, Emule, Kazaa…) com a justificativa de que esses downloads causam prejuizo aos artistas. Todos sabemos que os artistas vivem é de shows porque eles pagam uma quantia relativamente infima por vendas de albuns. Sabe qual é a porcentagem ridícula da grana de indenização que eles dão para os artistas? 0%!

É assim que eles fazem. Tomam um dinheiro absurdo das pessoas com a justificativa do prejuizo aos artistas, entretanto os artistas continuam no prejuizo, Isso na minha opinião é uma pratica tão criminosa quanto os filhos pegarem o dinheiro da aposentadoria dos pais e jogarem eles no asilo mais próximo sem nada. Pena que o país da democracia e da liberdade de expressão não concorde comigo afinal os americanos já estão acostumados a perder dinheiro e vidas por causa das grandes indústrias mesmo…

Que as Gravadoras abram falencia antes do seu lobby mudar a constituição Brasileira! Afinal é uma organização criminosa aqui no Brasil. Só não sabemos até quando.

PS: Escolhi o nome clube dos treze pelos 2 serem grupos elitistas tentando ganhar dinheiro evitando concorrencias. E porque o que me motivou a escrever o texto foi essa noticia no tecnoblog onde 13 empresas irão dividir os 105 milhões que ganharam do Limeware.

PS²: Pesquisando sobre a RIAA antes de escrever o texto senti um medo tão grande que escrevi esse texto escutando o DVD Use Your Illusion in Tokio 1992 Original…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s